A classe operária vai ao paraíso: Filme italiano sobre a situação dos operários no início do século XX. A tensão entre a luta individual pelo sucesso e a organização classista. Uma visão bastante marxista.
A insustentável leveza do ser (Milan Kundera):
A escolha de Sofia:
A maldição do lago: Jovem comete suicídio em colégio interno, dando início a uma investigação sobre os mistérios do lugar.
A vida dos outros: Filme alemão sobre a atuação da stasi na antiga DDR. Os cidadãos eram constantemente vigiados. O filme mostra um pouco desse contexto.
Adeus Lenin: Uma alemã adepta do comunismo na DDR fica em coma enquanto a Alemanha passa pela reunificação. Quando acordo, os familiares temem pela sua saúde ao deparar-se com um país totalmente mudado.
Amnésia: O filme brinca com a noção de memória e de temporalidade. Mas há algo mais: será que queremos lembrar de tudo? Nossa história pessoal não é também uma construção de nosso ego?
Beleza americana: Filme magnífico sobre a cultura americana. O individualismo e a competitividade de mercado, a imagem falsa de sucesso, a depressão tratada com autoajuda, os estigmas do que é belo e do que não é ... O pudor e a falta total dele. Libertação pessoal versos impotência.
Cidadão Kane (Orson Welles): O filme é uma obra de arte do ponto de vista da narrativa cinematográfica, mas também em relação à temática. Conta a vida de um magnata das comunicações nos USA.
Colateral: Com Tom Cruise e Jamie Foxx. Vale pelos diálogos no taxi e no metrô sobre a "importância" do indivíduo numa metrópole.
Crasch: no limite: O filme retrata, por um lado, o individualismo da sociedade urbana contemporânea. E, em segundo lugar, dentro dessa moldura, as tensões étnicas relacionadas no fundo ao 11 de setembro. Um traço interessante do filme é que o velho maniqueísmo de hollywood é superado por uma visão mais complexa da sociedade e das relações humanas.
Crepúsculo: amor entre vampiro e humana.
Depois daquele beijo: Filme sobre a fotografia. Ela revela uma nova realidade?
Edukators: "Seus dias de fartura acabaram" Essa é a frase que dois jovens deixam após invadir manções e não roubar nada. Eles são os educadores. O filme tem diálogos muito interessantes em que há uma contraposição entre teorias neomarxistas e neoliberais. Há também uma reflexão sobre conformismo e idealismo numa sociedade dominada pelas regras do mercado.
El angel exterminador (Buñuel): A visão surreal de Boñuel sobre as forças "sinistras" de nossa psique.
Esperança e preconceito: A tensão entre uma americana branca e um taxista muçulmano. Quem deve ter medo de quem?
GATTACA: Um dia poderemos planejar geneticamente nossos filhos. Isso será bom ou ruim? Os genes determinam mesmo nosso destino?
Laranja Mecânica: Clássico de Stanley Kubrick. Psicologia behaviorista utilizada para manipular a mente de um adolescente marginal. Seria essa a solução?
Match Point: Inspirado em Crime e castigo de Dostoievsky. Reflexão sobre o papel da sorte e da intensão.
Midway: A batalha do pacífico: Bom filme sobre a segunda guerra. Pode-se ver aí a ideologia da superioridade americana, dentre outras coisas.
Morte em Veneza: Bela adaptação da obra de Thomas Mann.
Moscou em chamas: Filho de ex agente de inteligência é morto em operação e ele quer punir os culpados. Um pouco sobre a máfia russa.
O advogado do diabo: O que somos capazes de fazer pelo sucesso? O que é consciência moral? As cenas de Al Pacino são interessantíssimas.
O clube do imperador: O papel do professor na formação moral do aluno. A contraposição entre ensino instrumental e formativo.
O ponto de mutação: Baseado no livro de Fritjof Capra. Discute o paradigma mecanicista de Descartes e Bacon, que leva a uma postura fragmentadora e dominadora da natureza, e aponta para uma visão holista.
O senhor das moscas: Crianças se vêem sós numa ilha deserta e, não obstante sua pureza natural, tornam-se perversas.
Os miseráveis (com Liam Neeson): Ótima versão do clássico de Vitor Hugo.
Quando Nietzsche chorou: Um pouco da biografia e da filosofia de Nietzsche.
Quem somos nós: Mais um capítulo da tentativa de fundamentar cientificamente a espiritualidade humana. Dessa vez as bases estão na mecânica quântica.
Simplesmente amor: O amor nas sociedades contemporâneas.
Theo e Van Gogh: A perturbada e brilhante vida deste pintor.
Um golpe do destino (The Doktor): Um médico tradicional, insensível em relação à família e também aos pacientes, é acometido por uma doença grave. Agora ele se vê na condição de paciente e sente na pele o tipo de situação ao qual eles são submetidos. Também precisa redescobrir como relacionar-se com as pessoas que ama. Baseado no livro de Ed Rosenbaum (O gosto do meu próprio remédio).
Vidas em jogo:
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