sexta-feira, 4 de maio de 2012

Grupo de Estudos - Introdução a Hegel

Estimados interessados no pensamento de Hegel,
Realizaremos neste ano encontros de estudo, em que o foco será a compreensão da Fenomenologia do espírito. Os encontros ocorrerão na UFFS, unidade Bom Pastor, sala 2-2-4, as terças-feiras, das 17:30 às 19:30. Iniciaremos pela leitura da Introdução da Fenomenologia. Seguem abaixo os links para alguns materiais.

G.W.F. Hegel - Fenomenologia do espírito, Parte 1
Paulo Meneses - Para ler a Fenomenologia do espírito
Eduardo Luft - A Fenomenologia como metaepistemologia
Ediovani A. Gaboardi - Introdução à Fenomenologia do Espírito
Leonardo Vieira e outros - Hegel via skype (audios)
Cirne-Lima (diversos materiais sobre Hegel e sua atualização)
Eduardo Luft (página pessoal)

Outras obras fundamentais:

HARTMANN, Nicolai. A Filosofia do idealismo alemão. Trad de José G. Belo. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1976. [Uma apresentação bastante completa da recepção de Kant até Hegel, passando por Reinhold, Schulze, Maimon, Beck, Jakobi, Bardilli, Fichte e Schelling. Há boa apresentação do sistema hegeliano também].

HÖSLE, Vittorio. O sistema de Hegel: o idealismo da subjetividade e o problema da intersubjetividade. São Paulo: Loyola, 2007. [Exposição completa e atual do sistema de Hegel].

HYPPOLITE, J. Gênese e estrutura da Fenomenologia do espírito de Hegel. Trad. de Sílvio Rosa Filho (Coord.). São Paulo: Discurso Editorial, 1999. [Apresentação mais completa da Fenomenologia do espírito].

INWOOD, M. Dicionário Hegel. Trad. de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1997.

LUFT, Eduardo. A Fenomenologia como metaepistemologia. Revista eletrônica Estudos Hegelianos, Recife, n. 4, 2006. (disponível na internet)

LUFT, Eduardo. As sementes da dúvida: investigação crítica dos fundamentos da filosofia hegeliana. São Paulo: Mandarim, 2001. (crítica contemporânea a Hegel).



Abraços!